Priscila Costa Oliveira
Priscila Costa Oliveira (1990), é artista e pesquisadora com foco em práticas dialógicas, participativas e colaborativas.
Doutora em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa [UDESC], Mestre pela mesma universidade, onde integra o grupo de Pesquisa Proposições Artísticas contemporâneas e seus processos experimentais. Tem produção nas relações de voz e escuta junto a comunidades e o uso de mídias da oralidade e suas temporalidades-espacialidades. Pesquisa a conversa como prática artística. Coordena o podcast VER.SAR e CONVERSAS SOBRE CONVERSAS, integra o Coletivo Ka.
Em 2023, foi mentora na residência Professor-Pesquisador do MAM/Rio, e na Residência da Black Art Brazil.
Em 2022, fez a formação da equipe do Museu Bispo do Rosário/RJ e participou do LIVRO-LUGAR: narrativas de comunidades tradicionais (quilombolas e indígenas), Salvador/BA. Foi co-curadora da exposição 2 BIENAL BLACK ART e da exposição ARTE E NATUREZA.
Em 2021 participou da residência e exposição SomaRumor II - 2º Encontro Latino Americano De Arte Sonora; coordenou o simpósio de Arte, Maternagem e feminismos no Fazendo gênero (UFSC); Foi mentora na Residência BAB no eixo Escutas e práticas artísticas; participou da Escola abreviada e das exposição Com uma pedra atrás da orelha; A dor que dói na gente; Entre lobo e cão; Deambulações internas.
Em 2020 foi curadora da INSAVOR (atmosfera sonora) e Em volta, um começo de Mayra Redin. Participou do SESC cultura conVIDA e das publicações: Solilóquios; Anecoica.org e Quebracabecedário. Integrou várias mesas de conversas como: Mulher artista resiste" (Espaço Cultural Coletivo Elza); Arte sem fronteiras (Black Art Brazil); Performo tua quarentena (A.U.M) e Relações entre cuidado e arte (UNILA).
Em 2019 foi editora de seção da Revista Palíndromo nº23/2019 e participou da 14ª Bienal de Curitiba; da Bienal Black Art e da exposição Pão, Pedra, Palavra-Miragem. Em 2017-18 co-coordenou o Espaço Embarcação. Participou da Residência Artística Comunitária Argentina pela Curatoria Forense em 2017 e Residência Terra UNA em Minas Gerais, 2018.
Ganhou o Prêmio Jovens Artistas de Santa Catarina: Arte Contemporânea em 2018.
Participou de exposições locais, nacionais e internacionais como Art Cluster: terrorismo de estado, violência institucional e sistemas de controle em Girona/Espanha 2015 e Reabito: Modos de Habitar a Cidade da Revista Arte Contexto em Porto Alegre/RS, 2015; Madre Perola no MIS/SC, 2017; Lote 7: panorama de arte contemporânea em Florianópolis no Museu Hassis/SC, 2017; Como resistir no mundo de hoje? na galeria Cañizares escola de belas artes em Salvador/Bahia, 2018.
Currículo
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Secretária de Educação do Estado de Santa Catarina - SED/SC
Cargo: Professora act
Período 2016 – 2024
Principal atividades: Desenvolver e ministrar aulas que promovem o aprendizado e a criatividade dos estudantes. Além disso, colaboro e oriento os estudantes para feiras de ciências, rádio da escola e outras atividades de produção cultural, como exposições, contribuindo para um ambiente educacional crítico e estimulante.
Espaço de Arte e Cultura VERSAR
Cargo: Co-coordenadora, Curadora e Mentora [acompanhamento de projeto]
Período: 10/2022 – atual
Principal atividades: Orientadora de projetos artísticos, educativos e acadêmicos. Planejamento, desenvolvimento e supervisão de projetos artísticos, oferecendo suporte técnico e conceitual; Coordenação de atividades educativas, promovendo workshops, palestras e seminários voltados para a formação e aprimoramento artístico; Supervisão de projetos acadêmicos, auxiliando na elaboração de pesquisas, dissertações e teses no campo das artes. Promoção de um ambiente colaborativo e inclusivo, incentivando a troca deconhecimentos e experiências entre os participantes. Organização e curadoria de exposições e eventos culturais, visando a divulgação e valorização dos trabalhos realizados no espaço.
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ
Cargo: Mentora [acompanhamento de projeto]
Período 04/2023 – 11/2023
Principal atividades: Acompanhamento de projetos de Arte e Cultura Digital desenvolvidos por professores da Rede Municipalde Ensino Público da Cidade do Rio de Janeiro junto aos estudantes e suas comunidades na Residência Professor-Pesquisador do MAM/RIO.
Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea - MBRAC/RJ
Cargo: Mentora e Consultora [formação da equipe e acompanhamento de projeto]
Período 04/2022 – 10/2022
Principal atividades: Projeto podcast Eu vim contar uma história, capacitação de toda equipe de educadores, tanto os pertencentes ao quadro do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea quanto os contratados para este projeto.
Black Brazil Art
Cargo: Curadora e Mentora da Residência Artística
Período: 2017 – 2024
Principal atividades: Desenvolvo atividades relacionadas à curadoria, à mentoria e ao acompanhamento de projetos na residência artística. Ofereço orientação e suporte a artistas para o desenvolvimento de suas carreiras e projetos em eixos específicos. Supervisiono e auxilio na execução dos projetos realizados na residência artística, que são apresentados na Bienal Black do ano seguinte.
Coletivo Ka
Cargo: arte plantadora
Período: 2020 – atual
Principal atividades: Participo do coletivo Ka como coordenadora de ações e arte plantadora, responsável pela mediação com a comunidade, população em situação de rua e mulheres em situação de vulnerabilidade. Coletivo Ka - grupo de artistas que discute emergência alimentar, agriculta urbana e arte-cultivo através de ações diretas como jardinagem de guerrilha, bibliotecas de sementes, células de mudas, criação de hortas urbanas e entrega de refeições a população de rua.
Rede Viva de Mulheres
Cargo: Comunicação e Direção de Arte
Período 06/2023 – 12/2023
Principal atividades: Sou responsável pela criação e desenvolvimento do projeto gráfico, incluindo desenvolvimento da marca, diagramação de materiais, comunicação visual e produção de conteúdo. Minhas atividades garantem a divulgação das ações desenvolvidas com 10 mulheres líderes de suas comunidades em 4 cidades da grande Florianópolis, contribuindo para o impacto e a visibilidade do projeto.
9ª Bienal do Mercosul
Cargo: Mediadora artística
Período: 2013
Principal atividades: Acolhimento e acompanhamento de grupos de escolas e professores na 9ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre/RS, na equile Valores, mediadores que transitavam com os visitantes pela cidade nos diversos espaços expositivos da Bienal.