Sentar à porta no Criar na Cidade 18,19 e 20 de outubro de 2017


Dia 18,19 e 20 de outubro de 2017, estaremos em Pelotas/RS com a proposição Sentar à Porta a convite da Agência CKCO no projeto Criar na Cidade.

A falta de tempo, a insegurança e a arquitetura hostil das cidades foram levando as pessoas cada vez mais para dentro de suas casas, atrás de suas portas e grades, transformando a calçada em um espaço unicamente de passagem. Para contrapor a isto as ações do projeto "Sentar a Porta" se volta a escuta da fala pública. Para isto, é feito um convite pessoalmente, onde bato de porta em porta convidando os moradores dos bairros e centro a sentarem em frente a suas casas, pelo menos por 5 minutos. O projeto busca reviver este habito e através dele discutir e ocupar o espaço urbano. A ideia é que o movimento se espalhe e, cada vez mais, se vejam pessoas ocupando os espaços públicos.

"O papel de intelectual do artista na sociedade? Pôr em evidência, no interior de cada meio, as contradições existentes. Desenvolver uma ação a fim de que sejam as próprias pessoas que produzam as mudanças. A quase-totalidade daquilo que fazemos em nome da cultura contribui para o prolongamento de um sistema baseado em relações entre dominantes e dominados. A persistência dessas relações é garantida pela manutenção da dependência e da passividade nas pessoas. [...] Quando as pessoas começam a ver com seus próprios olhos, quando constatam que os esquemas mentais que as aprisionam estão muito longe de sua realidade cotidiana, as condições estão maduras para uma ação de destruição desses esquemas." _Julio Le Parc_

Sentar à porta, 2014. Bairro Restinga Porto Alegre/RS. Foto: Marcius Andrade. Revista Arte Contexto

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo