CINE - BOTECO na 1º Edição: Vadiagem na Praça

Dia 01/09 das 16hrs às 20hrs na Pracinha da Lagoa. Só chegar com arte ou não arte e ficar com a gente juntinho juntinho <3

*Núria Güell [Catalunha] A síndrome de Sherwood 2, 2013 – vídeo Durante a preparação de una exposição que analisava o papel da polícia na democracia, chegou em suas mãos uma tese na qual foi redigido o protocolo de atuação da polícia antidistúrbios de Catalunha, baseado em estratégias militares ilegais. A intenção da artista era a de utilizar essa tese como um material de debate da exposição, que contava com a colaboração da escola dos Mossos d´Esquadra de Mollet del Vallès. Alguns dias prévios a inauguração da exposição, o prefeito recebeu uma ligação da Direção Geral da polícia catalã dando a ordem de cancelar a exposição, ordem que a diretora do museu executou. Como resposta, Nuria usou a entrevista coletiva de uma outra exposição na qual estava participando, para revelar tanto o documento como o ato de censura; usando a mídia da mesma maneira que o documento indicava que a polícia estava tentando apartar do conhecimento público, e conseguindo que os próprios meios dessem visibilidade ao que normalmente ocultam. Paralelamente, difundiu gratuitamente dois mil exemplares do documento em museus e centros sociais, no qual um advogado especializado tinha sublinhado todas as estratégias que implicavam em delito. Controlar o que pode vir à luz e o que deve permanecer oculto é a essência na qual o poder está baseado, convertendo a invisibilidade em garantia de impunidade.

*Sergi Selvas [Manresa, Espanha] Vídeo-instalação, Strike aqui, 1985. Este projeto inclui o vídeo documentário testemunha da luta por moradia em todo o mundo durante o último século. Desde as grandes manifestações de Glasgow em 1915, bem como outras cidades do Reino Unido, Áustria, Itàliai, Espanha durante e após a Grande Guerra para dias.Una luta constante entre as estruturas de poder que distribuem os espaços habitados a partir loging mercado, que ao longo da história recente, tornou-se o lar de um produto especulativa com as consequentes despejos tragédia sem telhados, etc.; e col schooldays em cada período histórico têm enfrentado. Este trabalho busca uma visão ampla do conceito de habitação e sua função social, política e econômica para lolargo do valor vários países XX e XXI século. STRIKE AQUI busca uma reflexão não só sobre a luta, mas a idéia de habitação que temos. De várias entrevistas com representantes de col ∙ de escola, profissionais envolvidos em casos de despejos e apropriada sob licenças vídeos abertos você querer repensar essa ideia do espaço que habitamos e, portanto, tem interesse particular na perspectiva de gênero. A partir do papel óbvio das mulheres em todos estes espectáculos ao longo dos anos, e no projeto de habitação adequada, o vídeo também inclui testemunhos e reflexões sobre as mulheres em vários contextos definiu antes de lutar por um moradia digna.

*Marie Carangi – [Recife-PE] Teta Lírica. Performance Vídeo, 2014. e Demonstração: Corte com guilhotina. Performance vídeo, 2014. Trabalha com performance, vídeo e instalação. Inicia o trabalho de performance-serviço — Peluqueria Carangi — no Lesbian Bar do artista Fernando Peres, no mesmo momento que libera seu cabelo crespo do alisamento. Em Peluqueria Carangi, as relações entre corpo, espaço, estruturas e auto-imagem que atravessam o corte de cabelo viram trabalho de conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo. Esse laboratório se desdobra em outros gestos nas performances Corte estilo guilhotina e GRITOFONIA, apresentadas na exposição GRITO CORTE, já exibida na Galeria MauMau– PE, Centro Cultural São Paulo–SP, e Galpão Bela Maré–RJ. Em pesquisas mais recentes, como “Teta Lírica”, outras camadas de textura são misturadas em movimento, corpo e som. Participou das residências CASA COMUM, no Rio de Janeiro–RJ; Margens: encontros e devires pelo Rio, Belém–PA, e Q21 Museums Quartier, Vienna–AT.

Marie Carangi - Demonstração -Corte com Guilhotina

Marie Carangi - Teta Lírica

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square